Vouzela recebe terceira edição das Jornadas de Arqueologia nos dias 17 e 18 de novembro

A Câmara Municipal de Vouzela, com o apoio da Universidade do Algarve, da Universidade Nova de Lisboa, do Instituto de Estudos Medievais e da Associação Vouzelar, anuncia a terceira edição das Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões, que se vai realizar nos dias 17 e 18 de novembro.

A iniciativa assume-se como um momento de balanço e consolidação do trabalho realizado nos últimos anos, no âmbito do projeto de investigação do património histórico-arqueológico de Vouzela, abordando também temas relacionados com outras investigações a decorrer na região de Lafões.

O programa tem início no dia 17, pelas 10h, com a sessão de abertura no cineteatro João Ribeiro. Segue-se, às 10h30, a apresentação de Margarita Fernandéz-Mier subordinada ao tema “Arqueologia de montanha em Viganã, Astúrias (Espanha). Às 11h30, Cristina Gameiro apresenta a comunicação “A ocupação humana do Vale do Vouga durante o Paleolítico Superior no contexto da Beira Alta” e a terminar o programa da manhã estará Raquel Vilaça, com o tema “O tesouro/ depósito de fundidor de Baiões (S. Pedro do Sul) no seu contexto atlântico.

À tarde, pelas 15h, António Faustino Carvalho, Filipe Soares, João Rocha e Fabién Cuesta-Gómez irão apresentar os resultados de 2022 – 2023 do Projeto MEGA Lafões, seguindo-se, às 15h30, a apresentação alusiva ao tema “Projeto MONS: etnoarqueologia do Caramulo (Vouzela – Lafões) trazida por Catarina Tente, Daniel Melo, Gabriel Souza e Catarina Meira.

Às 16h15 acontece o lançamento das Atas das II Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões e da reedição digital do Esboço duma Carta Regional de Portugal, de A. de Amorim Girão e o programa da tarde encerra com a inauguração de uma exposição temporária no Museu Municipal de Vouzela.

No sábado, dia 18 de novembro, decorrerá uma visita guiada à Anta da Lapa da Meruje e Tapado das Casas, em Carvalhal de Vermilhas.

A inscrição para o evento é obrigatória e tem um custo de dez euros, sendo gratuita para os munícipes de Vouzela e estudantes. Embora gratuita, é igualmente necessária a inscrição para a visita guiada (limitada a 50 lugares).

Para mais informações ou inscrições os interessados devem contactar o Posto de Turismo de Vouzela, pelo 232 740 070 (chamada para a rede fixa nacional) ou através do mail jornadaslafoes@gmail.com.

PROGRAMA:

• 17 novembro (sexta-feira)

10h – sessão de abertura – Comissão de Honra e Comissão Organizadora

10h30 – “Arqueologia de montanha em Viganã, Astúrias (Espanha)”, Margarita Fernandéz-Mier

11h15 – coffe-break

11h30 – “A ocupação humana do Vale do Vouga durante o Paleolítico Superior no contexto da Beira Alta”, Cristina Gameiro

12h – “O tesouro/ depósito de fundidor de Baiões (S. Pedro do Sul) no seu contexto atlântico”, Raquel Vilaça

12h30 – debate

13h – almoço livre

15h – “Projeto MEGA Lafões: resultados dos trabalhos de 2022 – 2023”, António Faustino Carvalho, Filipe Soares, João Rocha e Fabién Cuesta-Gómez

15h30 – “Projeto MONS: etnoarqueologia do Caramulo (Vouzela – Lafões)”, Catarina Tente, Daniel Melo, Gabriel Souza e Catarina Meira

16h15 – Lançamento das Atas das II Jornadas de Arqueologia de Vouzela – Lafões e da reedição digital do Esboço duma Carta Regional de Portugal, de A. de Amorim Girão