ACAPO: Projeto “Reintegrar…”

Intervir no apoio os cidadãos com deficiência diz respeito todos. É um desafio de hoje e do futuro para a efetiva concretização da igualdade de direitos dos cidadãos. O desafio municipal é o de alterar politicas e planos, tendo em conta a melhoria dos índices de acessibilidade e mobilidade plena dos cidadãos, tanto dos portadores de deficiência, como os com mobilidade condicionada, nomeadamente os idosos, crianças e grávidas.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Vouzela e a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação de Viseu celebraram um Protocolo de Cooperação, em 1 de outubro de 2001, cujo objetivo principal é o de criar condições para que o deficiente visual seja reabilitado/habilitado a fim de ser integrado/reintegrado social, profissionalmente e familiar.

O apoio prestado aos munícipes portadores de deficiência visual passa por várias valências, tais como, orientação e mobilidade, atividades da vida diária, Braille, apoio psico-social, entre outras, sempre que necessário, para que se sinta acima de tudo integrado ou reintegrado na família e na sociedade.

Após o levantamento nas 12 freguesias do concelho foram detetadas, com a colaboração das Juntas de Freguesia, 16 pessoas portadoras de deficiência visual