Universidade Sénior de Vouzela abre com 42 alunos

A Universidade Sénior de Vouzela arrancou no dia 17 de Outubro, com uma sessão de que se realizou no Salão Nobre dos Paços do concelho e que foi presidida por Telmo Antunes, Presidente da Câmara Municipal.

Actualmente, o projecto envolve 42 alunos e 14 professores que leccionam as disciplinas de História, Português, Francês, Inglês, Espanhol, Música, Higiene e segurança, Psicologia, Desporto, Cidadania, TIC, Matemática e Artes.

Segundo o Presidente da Câmara, trata-se de um projecto auto-sustentável financeiramente, que resulta do facto de os professores participarem em regime de voluntariado, de a autarquia alocar ao projecto recursos já existentes e também pela própria contribuição dos alunos. “Vamos igualmente tentar procurar parcerias, para termos o menor custo possível. Temos já a Brintons que colaborou na decoração do espaço, mas vamos tentar que outras se envolvam neste projecto”, adiantou o autarca.

Telmo Antunes referiu que este é mais um projecto destinado à população sénior e que se vem juntar a outros promovidos pela autarquia, como é o caso do AnimaSénior, do Desporto não tem Idade, do Netsénior, do Banco de Ajudas Técnicas, do SOLAR H de apoio à recuperação de habitação e do programa Rampa que visa diagnosticar as acessibilidades do concelho.

“Espero que este projecto vá de encontro às vossas expectativas, que enriqueça a vossa cultura e a vossa vida e que torne as pessoas, efectivamente, mais felizes e realizadas”, concluiu o autarca.

Para Joaquim Carvalho, o aluno mais velho com 96 anos, “a Universidade Sénior é uma oportunidade para aprender coisas novas, conviver e uma forma de passar o tempo”.

Teresa Tavares, Professora de História na Universidade, considera que este projecto será um grande desafio, na medida em que as habilitações académicas dos alunos são muito díspares. “Não será fácil arranjar um programa que vá satisfazer a todos, mas vou tentar corresponder às expectativas deles, sobretudo de uma forma em que todos se sintam integrados”, concluiu.