TIAGO FERREIRA APRESENTOU NOVO PROJETO DESPORTIVO EM VOUZELA

Referência incontornável do ciclismo português, Tiago Ferreira apresentou, na Casa das Ameias, em Vouzela, no passado dia 25 de janeiro, um novo projeto desportivo em nome próprio. Além das maratonas de BTT, onde já foi Campeão do Mundo, aposta no Gravel e quer voltar aos recordes. O ano de 2024 traz um conjunto de novidades na carreira de Tiago Ferreira, sendo a principal a criação do seu próprio projeto desportivo, criado e pensado à sua imagem e aos seus objetivos.

O percurso do ciclista Tiago Ferreira tem vindo a centrar-se no BTT, com um cariz muito focado na competição. Para esta temporada foi definido um calendário com objetivos competitivos claros – como o Campeonato do Mundo de XCM, o Campeonato da Europa de XCM e a aposta na vertente de Gravel.

Junta-se um projeto especial a realizar com a Red Bull, marca que tem sido nos últimos anos um apoio de extrema importância para o atleta. Sendo um projeto que envolve apenas o atleta, a equipa conta com o envolvimento de um conjunto de profissionais que darão todo o apoio, tal como todas as empresas e instituições envolvidas na concretização do projeto “VOUZELA | BH” TF Racing Team.

Tiago Ferreira não esconde o entusiasmo em relação ao futuro: “Este novo projeto é quase como um recomeço na minha carreira. É algo que sempre ambicionei, tendo a motivação extra de poder trabalhar com parceiros e patrocinadores que sempre quis ter. Não será apenas um projeto focado nos resultados e na performance, mas também na imagem e em novos projetos, como é o caso da Red Bull, onde iremos ter um desafio ainda durante o ano de 2024. O objetivo da criação deste projeto é poder ter a minha própria estrutura onde possa planificar o meu calendário com corridas que gosto e poder experimentar outras vertentes, como é o caso do Gravel, que está super na moda e em expansão nos próximos anos”.

UM PERCURSO MARCANTE

Tiago Ferreira nasceu a 7 de dezembro de 1988 em Viseu e possui um vasto currículo desportivo que começou a ser construído em 2013, ano em que venceu a Volta à Catalunha e o Campeonato Nacional de Cross Country Marathon (XCM).

Em 2015 teve um dos melhores anos de sempre: repetiu a vitória na emblemática prova espanhola, foi campeão nacional pela segunda vez e ganhou as etapas da Taça do Mundo em Mêda e em Laissac.

Um ano depois, conseguiu uma série de conquistas históricas: foi campeão nacional pela terceira vez, estreou-se a vencer na etapa da Taça do Mundo nos Açores, voltou a conquistar a etapa da Taça do Mundo em Mêda, participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi Vice-campeão Europeu e Campeão do Mundo de XCM. Esta impressionante conquista fez com que Tiago Ferreira se tornasse o segundo português a ganhar um Campeonato do Mundo numa disciplina de ciclismo (seguindo-se a Rui Costa).

Em 2017, Tiago Ferreira manteve a forma impressionante e conseguiu acumular mais vitórias. Conquistou pela quarta vez a Volta à Catalunha e o Campeonato Nacional, venceu as etapas da Taça do Mundo em Laissac, Mêda e nos Açores, foi Vice-campeão do Mundo e pela primeira vez Campeão da Europa de XCM. Em 2018, Tiago Ferreira venceu o La Leyenda del Dorado, uma das provas mais difíceis da América do Sul.

Num calendário recheado de provas em 2019 Tiago não desapontou, e voltou a sagrar-se Campeão Europeu de XCM, escrevendo uma nova página na história do ciclismo nacional.

Em 2020, com a competição em pausa em virtude da situação pandémica, Tiago Ferreira estabeleceu para si mesmo outros objetivos de proporções titânicas: propôs-se a acumular o máximo de desnível positivo ao longo de 24 horas. Num percurso de 1.5km com 214 metros de desnível positivo em São Pedro do Sul, Tiago somou 83 subidas e 17.753 metros de desnível positivo acumulado, mais do que um Duplo Evereste. Um feito colossal recompensado com algo ao alcance de muito poucos: um recorde mundial, certificado pela “Official World Record Association”.

Retomada a competição após pandemia, Tiago Ferreira voltou em grande com a conquista do campeonato nacional de maratona BTT de 2022. Foi a sétima vez na carreira que se sagrou campeão nacional. Ainda em 2022, e para terminar o ano em grande, Tiago estreou-se da melhor forma no Gravel: venceu o Red Bull Gravel X, no épico e desafiador Circuito do Vale Europeu de Santa Catarina, em Timbó, Brasil.

No ano de 2023, num extenso calendário de participações internacionais, conquistou a vitória absoluta no Brasil Ride Baihia, prova por etapas de destaque no panorama mundial de Mountain Bik