Novo ano lectivo marcado pela entrada em funcionamento de dois novos equipamentos escolares no concelho de Vouzela

O início do ano lectivo 2011/2012 fica marcado pela entrada em funcionamento de duas novas infra-estruturas escolares no concelho de Vouzela: o Centro Escolar de Queirã e o Centro de Apoio e Desenvolvimento da Infância (CADI), em Rebordinho.

O Presidente da Câmara, Telmo Antunes, vereadores, directores dos Agrupamentos de Escolas de Vouzela e Campia e encarregados de educação visitaram ontem, dia 15 de Setembro, os novos equipamentos nas freguesias de Queirã e Campia.

O autarca explicou que as visitas tiveram como objectivo assinalar o início do novo ano lectivo e dar visibilidade ao investimento que a Câmara Municipal tem realizado no concelho de Vouzela.

O Centro Escolar de Queirã é composto pelo jardim-de-infância, já existente e que foi requalificado, e a nova escola do 1º Ciclo composta por quatro salas de aula, uma sala polivalente, um centro de recursos de biblioteca e informática, um ginásio e um polidesportivo. Actualmente, serão cerca de 70 alunos a frequentar este equipamento. Para Telmo Antunes trata-se de um investimento “assinalável” que ronda os 700 mil euros e que é, segundo o autarca, “o melhor Centro Escolar do concelho”.

Já a freguesia de Campia tem mais um jardim-de-infância, o Centro de Apoio e Desenvolvimento da Infância, em Rebordinho, que começa este novo ano lectivo com 14 crianças, dos 3 aos 5 anos.

Fazendo um pouco de história, Telmo Antunes referiu que esta infra-estrutura resulta do encerramento do Jardim-de-infância de Cercosa, que por várias razões nunca avançou e também pelo facto de o Jardim-de-infânica de Campia não poder suportar todas as crianças daquela freguesia. “Havendo um equipamento com excelentes condições, embora construído para albergar uma creche, mas que não obteve por parte das autoridades competentes autorização para tal, pensou-se adaptá-lo para jardim-de-infância, com concordância de todas as partes envolvidas, Centro Social de Campia, Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões e Câmara Municipal”, explicou Telmo Antunes.

O CADI prestará apoio às populações da parte Sul da freguesia de Campia.