Por ocasião do Feriado Municipal, assinalado no passado dia 14 de maio, o Município de Vouzela prestou homenagem pública aos Antigos Combatentes do Concelho de Vouzela, ao Grupo de Trajes e Cantares de Cambra, ao comandante cessante da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vouzela, Joaquim Tavares, e ao médico Fernando Tavares.
Anualmente, nesta data, a autarquia reconhece os méritos de pessoas, instituições ou coletividades que de diversas formas e em diferentes domínios, se destacaram na vida pública do concelho de Vouzela. “É o momento, por excelência, para nos reunirmos, num gesto de reconhecimento e de louvor públicos, à volta de quem por mérito próprio se evidenciou na defesa dos nossos valores, na promoção da nossa identidade e no desenvolvimento da nossa terra”, referiu na cerimónia o presidente da Câmara Municipal, Carlos Oliveira.
A autarquia enalteceu os “feitos mais extraordinários” dos Antigos Combatentes do Concelho de Vouzela, que lutaram “pelo nosso país, a nossa pátria e as cores da nossa bandeira, dando por vezes a sua própria vida”. Recordando as 22 vítimas mortais do concelho durante a I Grande Guerra e a Guerra Colonial, o autarca agradeceu na pessoa do Coronel Augusto Antunes, o combatente mais graduado do concelho presente na cerimónia e a representar todos os Antigos Combatentes de Vouzela, vivos e falecidos, bem como as suas famílias, a dedicação e o sacrifício de todos estes Vouzelenses.
Sobre o Grupo de Trajes e Cantares de Cambra, Carlos Oliveira sublinhou a perseverança, o cuidado na preservação e divulgação das tradições, identidade e cultura local. Ao longo de 35 anos de atividade o grupo tem realizado um “trabalho inexcedível e meritório”, sendo por isso “merecedor do nosso agradecimento e da nossa sentida homenagem”, salientou o autarca.
Lembrando o percurso de mais de 40 anos de serviço, 23 dos quais enquanto Comandante da Corporação, Carlos Oliveira agradeceu a Joaquim Tavares pela “entrega e dedicação permanentes, ao corpo de bombeiros de Vouzela, função que desempenhou “com respeito, abnegação, caráter e competência. Com ele esta associação cresceu e ganhou prestígio, constituindo-se uma referência na região”, lembrou o edil.
Médico de profissão, Fernando Tavares exerce desde 1985 a sua atividade no Centro de Saúde de Vouzela, tendo sido diretor de 1996 a 2007 e coordenador de 2012 a 2019. Teve também uma ligação muito próxima ao mundo associativo e intervenção na vida política local, como vereador e presidente da Assembleia Municipal. “Vouzela orgulha-se do seu percurso e da sua dedicação ao próximo. Reconhece-lhe competência, credibilidade, carácter e independência. A homenagem que hoje lhe prestamos é singela perante tudo o que já deu ao seu concelho”, destacou o Presidente da Câmara.
“Pelo vosso inestimável percurso, o concelho de Vouzela firma hoje, publicamente, a sua gratidão e vos presta esta homenagem”, concluiu o autarca, perante uma sala que se encheu para a Sessão Solene do Feriado Municipal.
Comments are closed.