Município de Vouzela prestou homenagem ao Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas, ao empresário Jorge Serra, ao médico Simões Torres e a título póstumo a Teresa Castanheira

No dia do feriado municipal, que se assinala a 14 de maio, a Câmara Municipal de Vouzela prestou homenagem, em sessão solene, ao Rancho Folclórico de Carvalhal de Vermilhas, ao empresário Jorge Serra, ao médico Simões Torres e a título póstumo a Teresa Castanheira, da Casa Castanheira que confeciona pasteis de Vouzela há três gerações.

“O Município de Vouzela presta hoje homenagem pública a três personalidades e a uma coletividade do concelho que se destacaram ou se têm destacado nas suas áreas. Reconhecer o trabalho, o empenho, o empreendedorismo, o mérito empresarial, social, cultural e o papel cívico dos homenageados, é para nós uma grande satisfação, orgulho e responsabilidade”, disse na ocasião Rui Ladeira, presidente da Câmara Municipal.

O Rancho de Carvalhal de Vermilhas, fundado por José Ferreira da Costa, teve o seu início nos anos 40. Até aos anos 70, o rancho viveu um período de grande atividade. Com o êxodo rural, foi perdendo o seu fulgor e durante vários anos teve a sua atividade parada. Em 2013, a carolice de alguns elementos fez com que o rancho de Carvalhal de Vermilhas fosse reativado e renovado. Conta atualmente com 36 elementos, dos 9 aos 84 anos.

“A todos, o meu mais profundo agradecimento e o pedido para que continuem a preservar a vossa identidade cultural, a vossa matriz rural e a vossa autenticidade”, referiu o autarca.

Jorge Dias Serra, natural da freguesia de Campia, é um empresário ligado à área avícola tendo fundado a Serra & Silva, Lda em 1983. Com um volume de faturação de 14,6 milhões de euros e 75 colaboradores no seu quadro de pessoal, a empresa é atualmente uma das maiores com sede no concelho de Vouzela.

Está também ligado ao mundo associativo da sua freguesia. Integrou a Comissão do Porto Várzea, foi um dos fundadores da Fábrica da Igreja Paroquial de Campia e esteve também na fundação do Centro Social de Campia, integrando o Conselho Fiscal durante vários anos. Esteve sempre ligado ao Grupo Desportivo de Campia. Fez parte da Assembleia de Freguesia de Campia.

“O concelho de Vouzela reconhece o seu valor e o seu mérito, como empresário, como obreiro de progresso, pela participação cívica e como defensor da sua terra. O seu percurso é uma referência, a homenagem que hoje lhe prestamos é inteiramente justa”, sublinhou o autarca.

António Simões Torres, natural da freguesia de Ventosa, é médico pneumologista. Criou o serviço de pneumologia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, em 1997, sendo seu diretor desde então. Participou no Conselho de Administração daquele Centro Hospitalar como adjunto do Diretor Clínico, no total de 8 anos, em dois períodos diferentes, desempenhando as funções de presidente da comissão de farmácia e terapêutica, coordenação da área médica e a direção da consulta externa. Foi ainda diretor do setor de exames especiais do Centro Hospitalar Tondela-Viseu durante 10 anos. Foi coordenador clínico no arranque da clínica de S. Frei Gil em Vouzela e membro da Assembleia Municipal de Vouzela durante 3 mandatos.

“É, pois, um enorme sentimento de orgulho aquele que hoje me preenche enquanto Presidente da Câmara por prestar homenagem pública a alguém que tem dado um contributo tão significativo e de referência à medicina, ao seu concelho e distrito, aos médicos e ao país”, referiu o edil.

Nascida em Vouzela, Teresa Castanheira teve o seu percurso sempre ligado ao fabrico do pastel de Vouzela, uma atividade que lhe granjeou várias distinções. A Casa Castanheira produz pasteis de Vouzela há três gerações sendo reconhecida pela excelência do seu produto. “Uma das principais figuras do concelho na arte do pastel de Vouzela, aquele que considero como o maior embaixador do nosso concelho e a iguaría que melhor promoção faz ao nosso território faleceu em 2017. Queremos com esta cerimónia respeitar e homenagear uma das personalidade mais importantes da gastronomia, em particular da doçaria, do concelho”, rematou.

Da mão do Presidente da Câmara, os homenageados receberam um diploma e uma medalha, terminando a cerimónia com a sessão de cumprimentos.