Ministro da Economia vai inaugurar investimentos ligados à fileira da bicicleta

O Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, vai deslocar-se ao concelho de Vouzela na próxima sexta-feira, dia 9 de julho, para inaugurar e visitar um conjunto de investimentos realizados, recentemente, no concelho ligados à fileira da bicicleta.

A convite do Presidente da Câmara, o governante estará na zona industrial de Campia, pelas 11h30, para inaugurar a Carbon Team (CT), empresa que produz quadros de carbono e outros componentes de bicicleta em fibra de carbono.

Sendo a primeira fábrica na Europa a apresentar uma capacidade instalada de 55000 quadros em fibra de carbono por ano, a CT vai chegar a este objetivo dentro de 4 anos e com uma equipa de entre 120-200 trabalhadores. A CT conta com 9000m2 de unidade fabril construída e com terreno disponível para construir outros 7000m2 para aumentar a sua capacidade para 110000 quadros por ano.

O investimento inicial do projeto Carbon Team na Zona Industrial de Campia foi de 8,4 milhões de euros, a construção da fábrica teve início no final de 2019 e foi concluída no final de 2020.

Ao início da tarde, pelas 15h30, Siza Vieira irá visitar as obras da ecopista de Vouzela, um projeto da Câmara Municipal que pretende desenvolver um produto turístico ligado à bicicleta através da requalificação da antiga Linha do Vale do Vouga. Com um investimento de um milhão de euros, financiado pelo Valorizar em 500 mil euros, o equipamento terá 7 km e ligará às ecopistas do Vouga e do Dão, naquela que será a maior ecopista da Península Ibérica.Este projeto vem juntar-se a uma estratégia que pretende consolidar o território enquanto destino de turismo natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, Trail, percursos pedestres e a Subida Épica Vouzela – Adsamo.

Segue-se no programa uma visita à loja de produtos tradicionais, Saudade do Centro, que recentemente criou um alforge de burel para bicicletas e mais tarde inaugura a Bike Vantage, uma empresa que comercializa equipamentos para bicicletas.

A deslocação termina com a inauguração do Bike Inn, um alojamento no centro da vila de Vouzela cujo conceito principal é a bicicleta.

PROGRAMA:

11h30 – Inauguração da Carbon Team – Zona Industrial de Campia

13h – Almoço

15h30 – Visita às obras da ecopista de Vouzela – local: junto aos Bombeiros Voluntários de Vouzela

• visita à loja de produtos típicos Saudade do Centro, que apresentou recentemente um novo produto: o alforge de burel

16h15 – inauguração da Bike Vantage, empresa de comercialização de equipamentos para ciclismo

16h45 – inauguração do Bike Inn, alojamento local