Infraestruturas de Portugal anuncia arranque das obras na ER228

Depois das várias reivindicações públicas feitas pela Câmara Municipal de Vouzela, Junta de Freguesia de Queirã e UF de Fataunços e Figueiredo das Donas, a Infraestruturas de Portugal finalmente anuncia o início dos trabalhos de estabilização de taludes na ER228, entre os quilómetros 28 e 36.

Segundo a empresa, “as intervenções constam de revestimentos pregados com betão projetado e redes de alta resistência; barreiras dinâmicas para proteção da via contra a queda de blocos da encosta natural; preenchimento de infraescavações; enchimento em betão do tipo ciclópico a envolver os blocos rochosos existentes; colocação de manta orgânica de revestimento associada a redes de tripla torção; construção de muros em gabião e betão armado”.

Os aterros serão estabilizados com a colocação de muros de gabião, complementando a intervenção com a pavimentação integral do local e a colocação de nova sinalização e de equipamentos de segurança nas zonas a tratar.

A intervenção na estrada regional 228 vai obrigar a condicionamentos de trânsito, a partir de dia 23 de março e até 24 de abril.

O valor da empreitada ascende a 2,8 milhões de euros e o prazo de execução é de 300 dias.

As obras na ER228 avançam mais de três anos depois desta via ter ficado danificada aquando da tempestade Elsa em finais de 2019.