Grupo Recordações de Campia, José Pinheiro, Horácio Marques da Rua e Rui Coimbras distinguidos no Feriado Municipal

Vouzela assinalou o seu feriado municipal no dia 14 de maio. Como é habitual nesta data, a Câmara Municipal de Vouzela presta homenagem pública a personalidades e instituições que contribuem para o engrandecimento e dignificação do município e que se destacam pelo seu mérito e prestígio.

Em 2023, a autarquia prestou homenagem ao Grupo Recordações de Campia, a título póstumo a José Augusto Nunes Leitão Pinheiro, a Horácio Marques da Rua e a Rui Alexandre Matos Coimbras.

Na sessão solene, o Presidente da Câmara Municipal de Vouzela, Rui Ladeira, enalteceu os feitos e o percurso dos homenageados,considerando-os como exemplo “de quem se dedicou e empenhou por Vouzela, de quem valoriza, promove e defende este concelho, as suas tradições e as suas gentes”.

Constituído em agosto de 2003, numa tentativa de fazer “ressuscitar” o folclore praticado pelo extinto Rancho Regional da Casa do Povo de Campia, o Grupo Recordações de Campia assinala em 2023 vinte anos de existência, num percurso que se destaca pelo serviço à cultura, à etnografia e às tradições locais, marcado por muito trabalho, dedicação e grande orgulho em representar a freguesia de Campia e o concelho de Vouzela.

“É para mim uma enorme honra poder prestar homenagem pública a este rancho, que apesar de ainda ser jovem no seu percurso, carrega uma história, uma identidade e um percurso intensos de grande valorização e divulgação da cultura de Vouzela”, sublinhou Rui Ladeira.

José Augusto Lopes Pineiro, falecido a 28 de janeiro de 2022, foi homenageado a título póstumo, sendo lembrado por Rui Ladeira como uma pessoa altruísta e dedicada “um homem bom que dedicou o seu tempo à sua comunidade”. José Pinheiro foi chefe da estação dos CTT em Vouzela, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vouzela, fez parte dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Vouzela, da Associação “Os Vouzelenses”, da Associação Cultural e Recreativa de Vouzela, entre outras coletividades da vila.

A autarquia distinguiu ainda Horácio Marques da Rua, que embora nascido em Bodiosa, teve sempre o seu percurso ligado a localidade de Vilar de São Miguel do Mato. Empresário do setor automóvel, Horácio Marques da Rua investiu na recuperação das vinhas da sua família.

Criou a marca “Chão do Vale – Vinhas Velhas”, vinho exclusivamente produzido com uvas de produção em S. Miguel do Mato, construiu uma adega em Viseu, no ano de 1997, na Quinta de São Francisco, em São João de Lourosa, onde é produzido o vinho de Lafões, a par com a sua marca de vinhos da região do Dão, “Chão da Quinta”. Rui Ladeira lembrou ainda o seu empenho e contribuição na recuperação da Igreja Velha de São Miguel do Mato, bem como o apoio que deu à construção da sede da Associação de São Miguel do Mato.

A última homenagem foi a Rui Coimbras, vouzelense de 52 anos e cujo percurso tem sido ligado “à defesa da pessoa com deficiência à educação, à formação profissional e ao trabalho, bem como à realização afetiva e inclusão social, com participação em igualdade de oportunidades”, referiu Rui Ladeira na sessão. Recebeu, recentemente, um dos prémios The Zero Project, das Nações Unidas, cuja cerimónia decorreu em Viena, na Áustria, com o projeto “Voto Acessível”. O The Zero Project é uma iniciativa das Nações Unidas que pretende premiar soluções inclusivas e inovadoras, especialmente dirigidas a grupos vulneráveis ou desfavorecidos.

O seu diagnóstico de paralisia cerebral aos dois anos não condicionou a sua vida. O facto de ter sido tratado como “mais um e não um especial” na sua família, na escola e no seu trabalho foi determinante para ter chegado onde chegou. Hoje é presidente da Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral.

“Com esta homenagem, simples mas justa, queremos destacar o trajeto de Rui Coimbras e agradecer-lhe pelo muito que tem feito pela inclusão das pessoas com deficiência”, sublinhou o autarca.

As distinções foram recebidas com grande orgulho por parte dos homenageados e de quem os representou, tendo no final da cerimónia havido lugar a uma sessão de cumprimentos.