“Formação para a Literacia Financeira” dinamizada pela DECO juntou 19 técnicos

Decorreu no passado dia 24 de Novembro, no Auditório Municipal 25 de Abril, em Vouzela, uma sessão de 7 horas, subordinada ao tema “Formação para a Literacia Financeira”, dirigida a 19 técnicos de entidades nos domínios da acção social, educação, emprego e saúde, que lidam directamente com cidadãos que se encontram em situações de carência económica e vulnerabilidade social.

Esta acção de formação foi promovida pela Rede Social de Vouzela, em parceria com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, e teve como principal objectivo contribuir para a melhoria das competências de Literacia Financeira dos técnicos, de forma a poderem fornecer aos cidadãos, com quem trabalham diariamente, ferramentas e competências necessárias para tomarem decisões financeiras esclarecidas.

Entre os assuntos abordados contam-se a importância da literacia financeira, a relação das pessoas com o dinheiro, gerir o dinheiro, elaboração e gestão do orçamento familiar, reduzir as despesas das famílias, alimentação, cabaz de compras, gestão dos consumos domésticos diários, telecomunicações, transportes e combustíveis, saúde, lazer e cultura.

No âmbito dos produtos e serviços bancários, a acção de formação abordou questões como as contas à ordem, os créditos (crédito à habitação, crédito aos consumidores), os cartões bancários, gestão de seguros, cuidados na contratação, encargos, poupanças e investimento, etc.

Para garantir um efeito multiplicador destas questões junto de toda a população, decorreram no dia 25 de Novembro, mais 3 sessões dirigidas aos alunos da Escola Profissional de Vouzela e Escola Básica Integrada de Campia.