Exposição de arte sacra da Paróquia de Vouzela no Museu Municipal

Foi inaugurada ontem, dia 14 de maio, dia do Feriado Municipal, a exposição “A Liturgia do Olhar”.

Trata-se de uma exposição de arte sacra composta por peças da Igreja Matriz, à exceção da escultura de Nª Sr.ª da Esperança, que abre a exposição, e que é uma peça cedida pelo Seminário Menor de Viseu.

Segundo Teresa Tavares, diretora do Museu Municipal “a exposição foi concebida com o intuito de divulgar mais uma vez o património religioso e, com a ajuda do Departamento dos Bens Culturais de Viseu, na pessoa da Dr.ª Fátima Eusébio, tentámos criar um circuito que explicasse a liturgia dentro do espaço litúrgico da igreja e fora dela, com a parte processional, com destaque para a Semana Santa.

José Marcelino Pereira, pároco de Vouzela, considera que é uma exposição que demonstra todo o valor artístico que Vouzela possui. “Através desta peças de arte, podemos constatar o quanto os nossos antepassados cultivaram o gosto pela estética, o gosto pela arte litúrgica e pela liturgia. Felicito o Museu Municipal, porque hoje, no dia do Feriado Municipal, foi possível inaugurar esta exposição”, referiu o pároco.

Para Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, esta peças, que já percorreram diversas exposições no distrito de Viseu, têm levado bem longe o significado da riqueza dos bens litúrgicos da freguesia, do município e, no caso concreto, a paróquia de Vouzela. Esta exposição estará patente durante seis meses e esperamos que mereça, por parte de todos, uma visita atenta”, concluiu.

“A Liturgia do Olhar” está patente na Sala de Exposições Permanentes do Museu Municipal de Vouzela.