“Doce Vouzela” pretende promover a doçaria regional

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Vouzela vai promover o Festival de Doçaria “Doce Vouzela”, que se realizará nos dias 30 e 31 de Julho, na Alameda D. Duarte de Almeida, em Vouzela.

O certame tem como principais objectivos aumentar a visibilidade turística do concelho, promover o desenvolvimento económico local e valorizar e divulgar o património gastronómico local. “Sabemos que a gastronomia e a animação são um dos principais pontos de atracção turística e, como tal, pretendemos que esta iniciativa seja mais um postal daquilo que Vouzela tem para oferecer”, sublinhou Telmo Antunes, presidente da Câmara Municipal de Vouzela, na conferência de imprensa realizada hoje, dia 8 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Estarão presentes na iniciativa 16 produtores, oriundos da região de Lafões, em especial de Vouzela. Segundo o autarca, a edição deste ano conta mais 5 produtores do que no ano passado, “o que mostra o interesse crescente do festival”. Em exposição estarão os tradicionais pastéis de Vouzela, folar, doces regionais variados, licores, compotas e mel, entre outros.

Telmo Antunes deixou ainda um apelo para que os produtores participem, “a autarquia disponibiliza os stands e, recorrendo ao Banco Local de Voluntariado, voluntários para a promoção e venda dos doces”, referiu.

Para além da mostra de doçaria, o cartaz engloba um conjunto de actividades, desde a actuação da Sociedade Musical Vouzelense, no sábado, e do Rancho Folclórico de Vilar e Groove da Vila, no domingo. Haverá também animação de rua, insufláveis e circuitos de comboio turístico gratuitos.

Do programa deste ano, destaca-se o concerto de Noiserv, no dia 30, pelas 21h30, com entrada gratuita. Segundo a crítica, trata-se de um dos mais criativos e estimulantes projectos musicais surgidos em Portugal, na última década, e com grande impacto no público mais jovem. Espera-se por isso grande afluência para este espectáculo.

PROGRAMA:

30 Julho

17h30 – Abertura III Festival de Doçaria “Doce Vouzela”

– Abertura II Feira Social

– Prova de Doçaria

– Sociedade Musical Vouzelense

21h30 – NOISERV

31 Julho

Das 9h30 às 17h – “Empoderar para Participar”, acção de formação destinada a mulheres desempregadas

18h – Rancho Folclórico de Vilar

21h30 – Groove da Vila