CPCJ de Vouzela promove palestra sobre Família e Trabalho

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Vouzela promoveu no passado sábado, dia 18 de Junho, no Auditório Municipal, a palestra “Família/ Trabalho – o Papel da Sociedade”, numa sessão transmitida em directo pela VFM.

Na sessão de abertura, a Presidente da CPCJ de Vouzela, Eugénia Liz, explicou que este órgão visa promover os direitos das crianças e dos jovens e prevenir, ou pôr termo, a situações susceptíveis de afectar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

Segundo a responsável, a sessão teve como objectivo discutir o binómio família-trabalho, que segundo Eugénia Liz é “uma temática actual e que, forçosamente, nos impele para a análise de um conjunto de problemáticas diagnosticadas pelos técnicos que trabalham diariamente nos processos, nomeadamente a evidência da dificuldade que as famílias têm em conseguir conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, em virtude de ambos os pais exercerem uma profissão (muito deles a trabalharem por turnos), ausência de retaguarda familiar, insuficiência de serviços de proximidade e de respostas sociais adequadas às famílias (por exemplo, insuficiência de creches)”.

Também para Telmo Antunes, Presidente da Câmara de Vouzela, esta é uma temática que se reveste de “grande importância e total actualidade”. Segundo o autarca, conciliar a vida pessoal com a vida profissional é um dos principais problemas que as famílias portuguesas atravessam. A exigência do mercado de trabalho, com o consequente desgaste físico e psicológico, é implacável e o principal motivo para esta falta de disponibilidade excessiva para a família, tanto por parte de homens como de mulheres”, considera Telmo Antunes.

Na sessão estiveram presentes o Presidente da Associação Empresarial da Região de Viseu, a Procuradora Adjunta Substituta do Ministério Público, um representante da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Director do Centro de Emprego de S. Pedro do Sul, um representante da CGTP, representantes do Agrupamento de Escolas de Campia e de Vouzela, um representante da Junta de Freguesia de Alcofra, os Presidentes de Junta de Campia e Vouzela e o Pároco das freguesias de Cambra, Carvalhal de Vermilhas e Vouzela.