Concurso pecuário de S. Martinho premiou bovinos e pequenos ruminantes do concelho de Vouzela

Foi debaixo de forte chuva que se realizou, no passado dia 11 de Novembro, pelas 10h, no lugar de Malhada do Salgueiro, na freguesia de Fornelo do Monte, o tradicional Concurso Pecuário de São Martinho, numa organização do Município de Vouzela e que contou com o apoio das Juntas de Freguesia de Fornelo do Monte e Ventosa e colaboração da Cooperativa Agrícola de Vouzela.

Destinado a bovinos de raça mirandesa e arouquesa e pequenos ruminantes (ovinos e caprinos) do concelho de Vouzela, participaram no certame 64 animais para um total de 33 produtores inscritos. Comparativamente ao ano passado registou-se um aumento de produtores e animais motivado pela participação dos pequenos ruminantes.

Aos bovinos de raça mirandesa, dada a qualidade dos animais apresentados, foram entregues 4 prémios em cada uma das secções de novilhas isoladas, vacas isoladas e juntas de vacas. Relativamente aos bovinos de raça arouquesa, foram entregues 3 prémios na secção das novilhas isoladas e 3 prémios na secção das vacas isoladas. Já nos pequenos ruminantes, nomeadamente nos caprinos, foram entregues 3 prémios nas secções de bodes e cabras e nos ovinos foram entregues 2 prémios na secção de carneiros e 3 prémios na secção de ovelhas.

Os prémios variaram entre os 40 e os 100 euros para a raça mirandesa, entre os 35 e os 90 euros para a raça arouquesa e entre os 20 e os 40 euros para os pequenos ruminantes. Foram também entregues 12 prémios de presença no valor de 25 euros para os criadores de gado bovino e no valor de 10 euros para os criadores de pequenos ruminantes. No total, a autarquia investiu 1.795 euros na realização desta actividade.

Com a iniciativa, a organização pretendeu promover o convívio entre produtores, incentivar e divulgar a actividade pecuária na região de Lafões, bem como premiar a qualidade dos bovinos de raça arouquesa e mirandesa.