Concurso Pecuário da Giesteira promoveu gado bovino, ovino e caprino do concelho de Vouzela

Inserido no programa da Feira da Vitela de Lafões, realizou-se no dia 18 de Junho, na localidade da Giesteira, na freguesia de Queirã, o XIII Concurso Pecuário da Giesteira.

A iniciativa, que pretendeu incentivar e divulgar a actividade pecuária do concelho, foi promovida pela Junta de Freguesia de Queirã e Câmara Municipal de Vouzela e contou com a colaboração da CAV – Cooperativa Agrícola de Vouzela e Direcção Geral de Veterinária.

Nesta edição participaram 23 produtores, reunindo um total de 37 bovinos, dos quais 23 da raça Mirandesa e 14 da raça Arouquesa. No que diz respeito a pequenos ruminantes, estiveram presentes 35 caprinos e 16 ovinos.

Comparativamente ao ano anterior, verificou-se o mesmo número de produtores, o número de caprinos diminui em 2 animais e o número de ovinos em cerca de metade mas, no que diz respeito ao número de bovinos, deu-se um aumento substancial, tendo participado mais 10 animais.

É também de realçar que, este ano, foram atribuídos 5 prémios à secção de vacas Arouquesas, pelo facto de o júri ter considerado que se tratava de um grupo muito homogéneo e de elevada qualidade, o que em muito dificultou as escolhas na atribuição dos prémios.

João Caseiro, Veterinário Municipal, realçou como aspecto positivo da organização a participação dos produtores mais jovens “de ano para ano, mais jovens querem levar os seus animais, os de familiares ou amigos, ao concurso, o que também demonstra o incentivo que estes eventos representam para eles, não tanto pela questão de incentivo monetário, mas por orgulho em bem criar as nossas raças autóctones!”