Campia recebeu Encontro de Cantares às Almas Santas

O Município de Vouzela, em colaboração com a Junta de Freguesia de Campia, promoveu no dia 17 de Abril, naquela freguesia, o Encontro Concelhio de Cantares às Almas Santas, uma iniciativa que juntou 10 grupos do concelho.

Com esta actividade, a organização pretendeu revitalizar a tradição do cantar às almas santas, promover um encontro entre os grupos do concelho e dar a conhecer o trabalho desenvolvido durante a Quaresma.

O encontro, que se realizou pelo oitavo ano, teve início pelas 19h30, com os cânticos às Almas Santas pelas diversas localidades daquela freguesia. Uma hora mais tarde realizou-se, no Adro da Igreja Paroquial, a actuação dos vários grupos do concelho, tendo estado presentes o Grupo de Cantares às Almas Santas de Campia, o Grupo de Cantares da Associação de Carvalhal de Vermilhas, o Grupo de Cantares da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues, o Grupo de Cavaquinhos e Cantares à Beira, o Grupo de Cantares Almas Santas de Alcofra, o Grupo de cantares do Rancho Folclórico de Fornelo do Monte, o Grupo de Cantares da Associação “Os Amigos de Levides”, o Grupo de Trajes e Cantares de Loumão, o Grupo de Cantares às Almas Santas de Albitelhe e o Grupo de Escuteiros de Campia.

Para Eugénia Liz, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vouzela, o balanço da actividade foi muito positivo. “A participação do público e a adesão dos grupos mostra que esta tradição ainda está viva, cumprindo-nos a nós, autarquia, continuar a promover um costume que nos pertence e que faz parte da nossa identidade enquanto concelho”, referiu.

A iniciativa contou com a colaboração da Paróquia de Campia.